<$BlogRSDURL$>
Doidimais Corporation
Pesquisa personalizada
segunda-feira, dezembro 31, 2007
 
O HOMEM DO ANO

Tropa de Elite não é o melhor filme brasileiro do ano, tampouco o melhor filme brasileiro de todos os tempos. Não é sequer o melhor filme de todos os tempos. É, isso sim, a maior obra de arte já produzida pela Humanidade.

Pelo menos foi a impressão que tive na única vez que em vi o filme - no cinema, poucos dias após a estréia, em outubro. Que em menos de dois meses o filme tenha inspirado um sem-número de paródias (verdade, a maioria bem sem graça) e inscrito dezenas de frases na cultura pop brasileira diz muito sobre o quanto ele é divertido e original. Que tenha sido capa de revista (Veja, Babaquice Capital, etc.) e motivado vários debates sobre pelo menos três assuntos diz muito sobre o quanto o filme é verdadeiro (não apenas autêntico.) Os três temas são: i) a responsabilidade dos consumidores de drogas pela violência, ii) a corrupção / truculência / má-conduta policial, iii) o absoluto caos da insegurança pública no Brasil.

RESPONSABILIDADE - Maconheiro é tudo maconheiro. Mas maconheiros não são inofensivos. Maconheiros têm ídolos, respeitados e bem-quistos ao menos em seus respectivos nichos (Bob Marley, Marcelo D2, etc.) Maconheiros têm slogans. Têm seus ativistas. Têm até seu deputado, Fernando Gabeira. O maconhismo é uma força política no Brasil, mais forte do que várias outras (por exemplo, é mais forte, ou ao menos mais tolerado, do que a causa anti-aborto).

A grande sacada dos maconhistas é o "se eu fumo ninguém tem nada com isso". Mentira. Quem fuma maconha financia o tráfico. Financia as disputas entre traficantes por território e carregamentos. Financia o bolsa-crime, dando salário para a criança que sai da escola e vai trabalhar no tráfico. Financia as armas: o disparo contra a facção rival, contra o cara que cometeu um vacilo, contra o policial, contra o cidadão comum. E também a bala perdida.

Belo Horizonte é uma das capitas mais violentas do Brasil, e das cidades mais violentas do mundo. É pior que São Paulo. É pau-a-pau com o Rio. Nossa taxa de homicídios em 2004 foi de 55,1; no Rio é 57,2. (Fonte). O maconheiro mineiro não vive na roça pacífica que ele pensa que vive. É por isso que o maconhista mineiro é mais cruel que os outros. Porque sua crença ignorante é ainda mais hipócrita, ainda mais falsa.

CORRUPÇÃO E TRUCULÊNCIA - Tropa de Elite não é um filme sobre heróis. Por um lado, Neto e Matias são incorruptíveis, batalhadores, e se esforçam para galgar largos e difíceis degraus para subir na vida. Por outro, Nascimento é um torturador, hipocondríaco, e mata também sem motivo. Põe na conta do Papa. Quando faz isso, age como quem põe a conta da segurança no Brasil nos EUA, porque são o país que mais consome drogas, ou "na sociedade", o que não significa porra nenhuma.

Li um blog uma vez (não lembro qual) que me alertou para um doublethink perigoso, que é o doublethink da Veja. A revista repete esse doublethink na edição de fim de ano. É dizer: a culpa da violência não é da sociedade, mas de criminosos individuais. Ok. Mas também dizer: a tortura e a truculência do policial é culpa do Estado, que o desampara, e não tanto do policial. Aí não dá. A violência é sempre de responsabilidade de indivíduos (um pleonasmo), de um lado ou do outro.

Neto não vive o suficiente para fazer coisas realmente heróicas. Matias entra no jogo de vinganças do BOPE e se auto-declara carrasco. Contrariando as opções excludentes de Nascimento, ele foi pra guerra. Mas também se corrompeu.

CAOS - Olavão está certo quando diz que a educação no Brasil só se distingüe do crime organizado porque o crime é organizado. Por exemplo, na FAFICH eu tenho um professor alegadamente anti-racista. Desses que levam o bandeirão anti-racista, abraçam a causa mesmo. Tudo bem. Mas...

Esse mesmo professor, juntamente com zilhões de inteléquituais dessipaiz, quer nos fazer crer que i) o problema da segurança pública não é tão ruim quanto a Lídia, sensacionalista, diz que é, ii) a politização/securitização do problema nubla e esconde outras "questões sociais" (cof cof cof cof) verdadeiramente mais importantes.

Primeiro, o problema da segurança pública no Brasil não é ruim como diz a Lídia. Verdade. É muito, muito pior. Cinquënta mil homicídios por ano é não apenas pior que o Iraque. É guerra. Qualquer retardado que se apressou em dizer que existe ou existia guerra civil no Iraque é obrigado a declará-la também no Brasil.

Segundo, esse professor anti-racista, ao colocar a segurança em segundo plano (ou terceiro, quarto...) comete ele mesmo uma atitude racista. Porque, usando uma lente anti-racista, podemos argumentar que uma das razões pelas quais a segurança pública não é ainda mais discutida é EXATAMENTE o racismo. De novo citando o Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros:

- "Os avanços da violência homicida das últimas décadas no Brasil são explicados exclusivamente pelo aumento dos homicídios contra a juventude. Se as taxas de homicídio entre os jovens pularam de 30,0 em 1980 para 51,7 (em 100.000 jovens) em 2004, as taxas para o restante da população até caíram levemente, passando de 21,3 para 20,8 (em 100.000 habitantes)."

- 92% das vítimas são do sexo masculino, e “a população negra teve 73% de vítimas de homicídio a mais do que a população branca"

- enquanto a taxa média nacional anual de homicídios é de 27 (por 100 mil), ela chega a 65 entre jovens de 20 a 24 anos - a faixa mais expressiva. E é na faixa dos 14 aos 17 anos que a taxa vem crescendo mais aceleradamente. Os homicídios de pessoas com 14 anos, por exemplo, cresceram 63% entre 1994 e 2004 (lembrando que a taxa de homicídios totais subiu 48,4% no mesmo período).

Isto é, dos 50 mil homicídios por ano, boa parte das vítimas são homens, jovens, negros. Exatamente as pessoas desamparadas pelas quais o professor herói do anti-racismo deveria lutar.

O esquerdismo não se sustenta nunca, porque é sempre desonesto, e por isso sempre contraditório. Não dá para ser anti-racista e ao mesmo tempo dizer que o debate sobre segurança pública foi criado no governo FHC para esconder o crescente desemprego. Não dá.

CONCLUSÃO - E qualquer exercício de honestidade por parte de um esquerdista vai acabar criando algo que refuta suas idéias. O melhor texto sobre Tropa de Elite é do Olavão:

"Agora, José Padilha é crucificado pela esquerda porque em “Tropa de Elite”, pela primeira vez, o cinema nacional mostra a violência carioca pelo ponto de vista da polícia, que é o dos cidadãos comuns, e não pelo dos bandidos, que é o da classe artística, dos “formadores de opinião” e do beautiful people esquerdista em geral. Padilha não fez isso porque queria, mas porque, tendo optado por uma narrativa realista, teve de ceder à coerência interna entre os vários elementos factuais em jogo, mostrando as coisas como elas aparecem aos olhos de qualquer pessoa que esteja boa da cabeça e não tenha se intoxicado nem de cocaína nem de Michel Foucault, como o fazem aqueles três grupos de criaturas maravilhosas. O resultado é que no seu filme os traficantes são assassinos sanguinários, os policiais corruptos são policiais corruptos, os policiais bons são homens honestos à beira de um ataque de nervos, os estudantes esquerdistas metidos a salvadores do país são clientes que alimentam o narcotráfico e mantêm o país na m.... Todo mundo sabe que a vida é assim, e é por isso que instintivamente todo mundo acha que descer a mão em bandidos, por ilegal que seja, é incomparavelmente menos grave do que o imenso concurso de crimes – guerrilha urbana, homicídios, seqüestros, assaltos, contrabando, corrupção política – que o narcotráfico traz consigo".

E é por isso tudo que Capitão Nascimento é o homem do ano. Não porque ele põe na conta do Papa. Mas porque mostra que os esquerdistas vivem pondo na conta dos outros.
 

Peixes:
Comments:
Cedê, muito bom seu comentário sobre o tropa de elite.
Fico feliz em saber que ainda existe vida inteligente na FAFICH. Pelo menos nem todo o dinheiro que vai para lá está sendo desperdiçado.
Esse seu texto que deveria ter sido publicado no pílula pop ao invés daquele pré-mobral.
 
Cedê, você estava indo bem até começar dizendo que "o esquerdismo não se sustenta nunca", e a apoiar essa tese com um sujeito desvairado, desequilibrado (pra não dizer pior, muito pior)feito o Olavo. Sua argumentação é boa o suficiente para não ter que recorrer a um cara que divide a sociedade em "mocinhos" e "bandidos"...
 
Concordo com o comentario anterior. Seu texto é melhor e mais sobrio do que noventa por cento dos escritos daquela alma atormentada que é o Olavo de Carvalho - você não precisa dele.

Mas me diga uma coisa: o que aconteceria se a maconha fosse não apenas tolerada, e sim legalizada e regulada pelo Estado? A maconha produzida e distribuida pela Philip Morris e pela Souza Cruz não alimentaria trafico nenhum, e por sinal esvaziaria a grande fonte de renda do crime organizado. Mais importante, a legalização teria como conseqüência a banalização da maconha. Deixaria de ser proibido, deixaria de ser atrativo - ao menos para os rebeldes estupidos que povoam nossas universidades publicas. A demanda cairia.

Essa é a opinião da Economist sobre as drogas. Geralmente discordo deles, mas desta vez creio que têm razão.
 
"um sujeito desvairado, desequilibrado (pra não dizer pior, muito pior)feito o Olavo."
Blá,blá,blá. Sempre os esquerdopatas e sua tara pelo Olavo. Critica-lo, todos fazem, mas refutar? Aí é mais difícil...
 
Até "ainda mais falsa" concordo com tudo. Depois daí me parece mais considerações que trazem o que é coletivo pro individual - Nada assim faz sentido. Explicar a o complexo problema da segurança - problema coletivo,por exemplo, pelo individual, para mim não faz nenhum sentindo. "os estudantes esquerdistas metidos a salvadores do país são clientes que alimentam o narcotráfico" Além de preconceituoso, Olavo de Carvalho pra mim é um desesperado. Diante da sua não concordância com a esquerda, tudo vira conspiração - necessariamente a favor dela. Se ele bancasse menos o descobridor e mais o crítico, seu trabalho seria muito melhor utilizado. Mas a única coisa que atribui valor ao seu trabalho é ser "descobridor", e pra muitos, como eu, suas verificaÇÕESes não são muito mais que meias verdades - função? Doutrinar. Aqueles que defendem a direita na real, podem ter muito de positivo a dizer. O positivo ideológicamente está no convite a uma reflexão. Não em meias-verdades, preconceitos e conspirações. Desculpa Olavão, mas suas escritas não descem não =P
 
"Blá,blá,blá. Sempre os esquerdopatas e sua tara pelo Olavo. Critica-lo, todos fazem, mas refutar? Aí é mais difícil..."

Mais um reacionárizinho que faz de Olavo de Carvalho sua bíblia.
Refutar teorias conspiratórias e etc, vale tanto a pena como refutar comentários anônimos.
 
Concordo com os que disseram que Olavão é um maluco de primeira grandeza, mas acho que no geral seu argumento NESSE CASO ESPECÍFICO faz sentido. E sua última frase é perfeita:

"E é por isso tudo que Capitão Nascimento é o homem do ano. Não porque ele põe na conta do Papa. Mas porque mostra que os esquerdistas vivem pondo na conta dos outros."

Mas o que me perturba é: E a direita? Põe a culpa nos esquerdistas ou realmente sabe fazer algo que preste?
 
acho que vc tem problemas garto.
até escreve bem.
mas meu. maconheiro não é culpado pelas tristezas do país.
o país é violento, porque grande parte é miserável.
e iria ser violento com ou sem o tráfico de drogas.
Isso não importa. e a culpa não é de direita. ou esquerd.a é a merda do sistema mesmo. e não tem muito o que fazer.
 
Postar um comentário
A corporação mais lucrativa, subversiva e informativa do planeta. Doidimais Corporation- expandindo pelo mundo para que você expanda o seu. Doidimais Corporation- ajudando você a ver o mundo com outros olhos: os seus. Doidimais Corporation- a corporation doidimais. doidimaiscorporation[arrouba]gmail[ponto]com

ARQUIVOS
fevereiro 2004 / março 2004 / abril 2004 / maio 2004 / junho 2004 / julho 2004 / agosto 2004 / setembro 2004 / outubro 2004 / novembro 2004 / dezembro 2004 / janeiro 2005 / fevereiro 2005 / março 2005 / abril 2005 / maio 2005 / junho 2005 / julho 2005 / agosto 2005 / setembro 2005 / outubro 2005 / novembro 2005 / dezembro 2005 / janeiro 2006 / fevereiro 2006 / março 2006 / maio 2006 / junho 2006 / agosto 2006 / março 2007 / maio 2007 / junho 2007 / dezembro 2007 / março 2008 / maio 2008 / junho 2008 / agosto 2008 / março 2009 /


Powered by Blogger