<$BlogRSDURL$>
Doidimais Corporation
Pesquisa personalizada
terça-feira, março 15, 2005
 

NO BRASIL ATÉ O MARIMBONDO TEM CASA

Faltando umas oitenta horas para mergulhar de cabeça na Guerra Fria - mais especificamente no comecinho dela, ainda em 1948 - começo a me preparar. Hoje digitei numa máquina de escrever que tem aqui em casa e falei a palavra "mimeógrafo" várias vezes.

Esclarecendo pela octogésima vez uma das perguntas que mais recebi nos últimos tempos ("o que você vai fazer no TEMAS mesmo?") : sou Diretor-Assistente do Conselho de Segurança. Onze países decidindo o destino da Alemanha e do mundo. E uma das pessoas na mesa foi advertida incansáveis vezes para não ser excessivamente engraçado. Quem serei?

***

Mas esse negócio de falar que sou Diretor-Assistente do Conselho é meio sem sentido¹, porque invariavelmente a pessoa lança um "ah" fingindo que entendeu ou ainda fala "entendi, é um zenínguem²".

***

Uma coisa que as pessoas ficam falando é o tal do jeitinho brasileiro.

Quando fazem mais uma das intermináveis e enjoadíssimas pesquisas sobre identidade nacional - perguntando a brasileiros o que eles mesmo imaginam que são - sempre tem a adolescente decotada de óculos escuros dizendo "ah, dá sempre um jeitinho nas coisas..." e outras coisas do gênero³.

O jeitinho brasileiro, a maneira ischperta e malandra de resolver problemas, é um dos mais mais ridículos mitos que existem. Como todos sabem, a principal faceta da inteligência é a capacidade de resolver problemas; e se fôssemos assim um povo com tanta perícia nessa capacidade, não seríamos tão atrasados em termos de desenvolvimento, tão entravados economicamente nem tão assolados pela criminalidade.

Se tivéssemos jeitinho brasileiro, teríamos resolvido nossas diferenças com o Paraguai de outra forma que não massacrando-os aos milhares. (aliás, isso é ponto para outro texto: a Guerra do Paraguai - massacre sanguinário e sanguinolento - não criou nem de longe uma imagem dos paraguaios como "coitadinhos", como acontece com certos povos oprimidos nas páginas da História; e é tão esquecida e desprezada que nem mesmo os anti-imperialistas anti-americanos brasileiros se preocupam com ela). A não ser claro, para a escola realista de Internações Relacionais - mas isto é discussão para os mais entendidos, ou, ao menos, para um texto mais longo e didático; o que está, claro, perfeitamente dentro de meu alcance, mas não de minha paciência ou inspiração de (e não para) hoje.

Se tivéssemos jeitinho brasileiro, não teríamos esses milhares de homicídios por ano, que nos colocam como país mais violento do mundo, superando mesmo países em guerra e os terranínguens.

***

Eu ´tava nesse restaurante em Manaus, e couldn´t help but overhear um cara dizendo que não lia blogs. Que era uma coisa ridícula, "ai, hoje eu acordei e fulano não sei o quê", etc. Que não perdia o tempo dele com blogs. E tudo o mais.

Logo depois ele falou que adorava o Kibeloco.

Sorri.

***

E como eu ´tava louco* pra chegar em Bê Agá, assim que o avião arranhou o solo, levantei as mãos para o céu.

Um braço me tocou. Era o passageiro do lado que me perguntou:

"Ôu, tudo bem aí?"



¹ Eu poderia ter dito "uma coisa meio sem sentido", mas estou cortando palavras. Sou rápido. Econômico. Eficiente.
² Sim, é paroxítona mesmo. Como "terranínguem", logo adiante.
³ Eita clichê. Só faltava ser "outras sandices do gênero", aí seria clichê plus.
* Com o perdão do Jamanta. OK, eu estava doido.
 

Peixes:
Comments: Postar um comentário
A corporação mais lucrativa, subversiva e informativa do planeta. Doidimais Corporation- expandindo pelo mundo para que você expanda o seu. Doidimais Corporation- ajudando você a ver o mundo com outros olhos: os seus. Doidimais Corporation- a corporation doidimais. doidimaiscorporation[arrouba]gmail[ponto]com

ARQUIVOS
fevereiro 2004 / março 2004 / abril 2004 / maio 2004 / junho 2004 / julho 2004 / agosto 2004 / setembro 2004 / outubro 2004 / novembro 2004 / dezembro 2004 / janeiro 2005 / fevereiro 2005 / março 2005 / abril 2005 / maio 2005 / junho 2005 / julho 2005 / agosto 2005 / setembro 2005 / outubro 2005 / novembro 2005 / dezembro 2005 / janeiro 2006 / fevereiro 2006 / março 2006 / maio 2006 / junho 2006 / agosto 2006 / março 2007 / maio 2007 / junho 2007 / dezembro 2007 / março 2008 / maio 2008 / junho 2008 / agosto 2008 / março 2009 /


Powered by Blogger