O NATAL... ESTÁ CHEGANDO...
(
ao som de Coca-Cola Christmas Song)
Holidays are coming...
Holidays are coming...
Holidays are coming...
Holidays are coming...
Holidays are coming...
Holidays are coming...
Ah, a magia do Natal. Aquela excitação, fascínio e brilho nos olhos típicos e únicos da época. Outrora, este sentimento era sentido já no comecinho de dezembro, com a montagem da árvore de Natal. Gradualmente, a medida que envelhecemos, esse sentimento vai se enfraquecendo, até chegar ao ponto de passarmos um dezembro inteiro sem ele, mesmo. Uma coisa muito triste.
´Tis the season
Watch out, look around
Something´s coming,
Coming to town (Coming to your town)
Vale qualquer coisa para ter esse sentimento de volta, não é mesmo? Acontece que ele não está na decoração dos
shoppings, nem em comprar presentes, nem em cartões totalmente clichê. Aliás, como todos sabem, os odiadores de clichês estão sempre numa cilada natalina - pois odiar e desprezar as festas de fim de ano é tão clichê quanto gostar delas.
Meus caros, aquela sensação natalina da sua infância não está em mandar mensagens para seus amigos e familiares, nem na ceia de Natal, nem em celebrar a festa juntamente com os que você ama - nada dessas coisas bobas e superficiais. A magia do Natal está nesta música da Coca-Cola. Especialmente neste trecho:
Tchoo-roo-roo-roo, tchoo-roo-roo
Tchoo-roo-roo-roo, tchoo-roo-roo
Esse tchu-ru-ru é fascinante. Ele traz de volta memórias de antigos Natais, mais alegres e fascinantes, além de lembrar 1) a propaganda televisiva que no final mostrava a imagem de Papai Noel num caminhão, piscando para a tela e 2) o caminhão em si, subindo a rua na noite de Natal, entoando a musiquinha. Posso estar sendo excessivamente sinesteta ou abstraindo demais aqui, mas esse tchu-ru-ru traz-me uma sensação de frio e refrescância - e duma maneira tão vívida... poucas músicas conseguem me trazer sensações tão imediatas¹ (e olha que eu viajo
muito com músicas).
Always Coca-Cola...
(coming to your town)
Something magic...
In the night...
Can´t you see it?
Shining bright (Shining bright!)
Lah-lah-lah-lah-lah-lah-lah-lah,
Lah-lah-LAH-lah-lah-LAH-lah-LAH,
(Always Coca-Cola)
Para aqueles que acham que sou superficial e medíocre demais por ter como lembrança tão cara uma produção tão massificante e capitalista (como se fizesse diferença gostar de algo feito para ganhar audiência e assim vender produtos e gostar algo que planeja vender diretamente), digo que esta não é a única coisa que me traz a magia natalina. Rejogar certos jogos ou reler certos quadrinhos também o fazem. Tudo faz parte do pacote.
O que vale mesmo é passar a época com o espírito, certo? Carnaval sem o espírito são apenas dias de marasmo com a mesma coisa de sempre na TV; Páscoa sem espírito é apenas peixe com chocolate; Dia das Mães e dos Pais sem espírito é apenas uma burocrática troca de presentes e abraços com tios, tias e demais parentes. Enquanto uns protestam, ou se orgulham que com eles não é assim, eu continuarei correndo para a varanda toda vez que ouvir a musiquinha² ao longe.
Always with refreshments, always ring³
,´tis the season, it always will be
Holidays are coming...
Holidays are coming...
Holidays are coming...
Always Coca-Cola...
Watch out... look around...
***
¹
Uma certa amiga empolgou-se ainda mais com a música, dizendo que ao ouví-la chegava a se sentir em outro país (precisa dizer qual?), com neve e tudo. Diga-me com quem andas...
²
Quem quiser, deixe nos comentários o nome de MSN para que eu mande-a; menos de 1 MB, e vale muito a pena, claro.
³
É extremamente difícil transcrever esta parte. Quem tiver um ouvido melhor, favor disponibilizar-se para ajudar.
Peixes: