<$BlogRSDURL$>
Doidimais Corporation
Pesquisa personalizada
segunda-feira, dezembro 20, 2004
 

MAS QUE COISA

Não há ó gente, ó não, uma única pessoa em toda a Terra que conheça todas as oito pessoas acima retratadas¹. Não, meus caros, não há. Inda assim, as fotos foram reunidas nessa elegantíssima (cof, cof) montagem - graças a duas maravilhas do século XXI (salve, salve): o orkut e os fotologs. O primeiro alimenta os últimos, na medida [em?] que no perfil orkutiano/ orkutístico/ orkuteiro /orkutivo de alguém constará, não raro, o endereço de seu blog ou fotolog, aquelas benditas letrinhas que se seguem ao dáblio dáblio dáblio ponto e são o péssuordi que nos permite embarcar no fantástico mundo dos cinzas². Permitisse este template uma formatação mais ampla, disporia as duas imagens lado a lado, e teríamos então uma cena tão cheia de movimento que se compararia à Última Ceia, de Da Vinci - mandando aqui a modéstia, o bom senso, e o respeito para com a inteligência do leitor e o patrimônio da Humanidade às mais distantes favas.

Isto disto, isto posto, isto esclarecido, podemos dissertar sobre os tópicos seguintes da agenda. Já que falando de orkut estamos estando, podemos então poder estar estando lançando comentários a nível de orkut. Como sabem³, o orkut, enquanto orkut, se escreve sempre com minúsculas, a nível de ortografia. Já o fundador do orkut, o sr.Orkut, enquanto pessoa, esse se escreve com maiúscula, a nível de primeira letra do nome.

E aí fica aquela pergunta social - qual o impacto social do orkut nas relações interpessoais da nossa sociedade social contemporânea capitalista? No âmbito da sociedade social, as relações sociais virtuais revelam-se como desafio para o pensamento social contemporâneo. Marx e Gramsci talvez possam lançar luz social nessa difícil e intrigante questão social que aflige o cenário diverso do capitalismo contemporâneo imperializado brasileiro e social. Observem este exemplo social: existem pessoas que são friends no orkut e na verdade mal se conhecem, ou mesmo nunca se viram pessoalmente (ou seja, nunca se encontraram socialmente). Adicionalmente, o quão etiqueta social é ler o perfil social de alguém no orkut? Ao adicionar-se ou ser adicionado por um(a) colega de trabalho ou faculdade - campos sociais - será que faz-se necessário conhecer alguns detalhes, para que no futuro próximo não seja feita uma pergunta e a pessoa responda "pô, mas tem no meu perfil social no orkut, você não viu?". Dessa forma, perguntamos - os perfis do orkut podem, a longo prazo, cortar as conversas sociais iniciais de descoberta do outro para que as pessoas possam partir diretamente para discutir assuntos sociais mais importantes - como responsabilidade social, desarmamento social, ação afirmativa social, comunicação social e políticas sociais? Ou será que essas conversas serão desviadas para assuntos politicamente incorretos e para a discussão dos bens e do estilo de "vida" anti-social da sociedade de consumo? São questões sociais que afligem, e realmente devem ser pensadas pela sociedade, que deve trabalhar por uma maior conscientização. Social.

***

O texto fugiu ao controle; ficou grande demais, especialmente o último parágrafo. Mais idéias até o final do ano. E além, claro!



¹ Literalmente, ahahahahahahahahaha!

² Gíria local, aliás, tribal. Significa desconhecido, não-familiar, estranho. Algo como a palavra "bárbaro" para os gregos.

³ Em 95% das ocasiões, esta expressão é usada para mostrar que os interlocutores não sabem, e que o locutor está combatendo a atroz ignorância que pulula em suas mentes.
 

Peixes:
Comments: Postar um comentário
A corporação mais lucrativa, subversiva e informativa do planeta. Doidimais Corporation- expandindo pelo mundo para que você expanda o seu. Doidimais Corporation- ajudando você a ver o mundo com outros olhos: os seus. Doidimais Corporation- a corporation doidimais. doidimaiscorporation[arrouba]gmail[ponto]com

ARQUIVOS
fevereiro 2004 / março 2004 / abril 2004 / maio 2004 / junho 2004 / julho 2004 / agosto 2004 / setembro 2004 / outubro 2004 / novembro 2004 / dezembro 2004 / janeiro 2005 / fevereiro 2005 / março 2005 / abril 2005 / maio 2005 / junho 2005 / julho 2005 / agosto 2005 / setembro 2005 / outubro 2005 / novembro 2005 / dezembro 2005 / janeiro 2006 / fevereiro 2006 / março 2006 / maio 2006 / junho 2006 / agosto 2006 / março 2007 / maio 2007 / junho 2007 / dezembro 2007 / março 2008 / maio 2008 / junho 2008 / agosto 2008 / março 2009 /


Powered by Blogger