<$BlogRSDURL$>
Doidimais Corporation
Pesquisa personalizada
sábado, outubro 30, 2004
 

QUANDO O RATO SAI, OS QUEIJOS FAZEM A FESTA

Tenho um amigo que é o rei do pop. Ele teve uma hilária carta publicada na Superinteressante que agora elevou-se ao patamar dos patamares da cultura pop: virou forward de e-mail. Sua brilhante idéia de dizer à revista que usou uma página dela para fumar maconha está agora percorrendo o ciberespaço como spam. Se outra pessoa se der ao trabalho de escanear algo que você fez que foi publicado numa revista de circulação nacional - e ainda por cima passar isso por e-mail - e, mais que isso, alguns receptores passam adiante mais uma vez - você acabou de criar algo bem pop.

Como se não bastasse, ele é pago para escrever numa revista de circulação nacional (a Dragão Brasil), e é um dos fundadores de uma das coisas mais engraçadas que li nos últimos tempos: a OverCrazy Foundation, paródia do DOIDIMAIS CORPORATION. A proposta é parodiar os posts mais recentes deste blog. O link é

www.overcrazyfoundation.blogspot.com

Bom divertimento.

(Resta saber se eles vão acompanhar o ritmo e sempre ter uma paródia do post mais recente. Embora o DOIDIMAIS CORPORATION dificilmente tenha mais de dois posts por semana, ele também nunca passa mais de uma semana sem posts novos).

***

Frei Beto, Emir Sader, Bernardo Kucinski e Leonardo Boff nunca são chamados de "arrogantes", por mais que expressem certeza em suas dissertações. Diogo Mainardi e Olavo de Carvalho, por outro lado, esses sim são arrogantes. E essa qualificação é fundamentada no fato de que eles têm certeza demais de suas convicções.

Ou seja, adota-se um padrão duplo: se concordo com autor, ele é razoável; se discordo, é arrogante. E o pior é que quem me achar arrogante ao afirmar esta última frase fatalmente discorda.

Sei do que falo porque vivo isto na pele. Muitas pessoas já me chamaram de arrogante, e justificaram isso dizendo que falo com um ar excessivo de certeza.

Não somente isto entra em contradição com a minha idéia do Tantos & Quantos segundo a qual todos pensam estarem certos¹ - esta crítica vem das mesmas pessoas que nunca chamariam Boff, Sader, Kucinski e Beto de arrogantes, não veêm problemas em mitificar Guevara, e estão convencidas de que "não existe verdade absoluta" - sem perceber que essa é uma idéia absoluta.

O que apenas me leva a lembrar do sem-número de afirmações que geram subprodutos no mínimo intrigantes ao serem aplicadas a si mesmas, tais como

"Não há verdade absoluta."

"O dogmatismo é ruim."

"Toda regra tem exceção."

"Toda pessoa tem preconceito."

A primeira afirmativa é uma idéia absoluta, completamente certa sobre a inexistência de verdades - ergo, contraditória.

A segunda afirmativa é uma radical posição contra o dogmatismo da qual o enunciador não arrasta pé. Trata-se, portanto, de uma afirmação dogmática contra o dogmatismo.

A terceira afirmativa não é, a princípio, uma contradição em termos. Trata-se de uma regra - que pode, portanto, ter exceção. Tal fato não demole a frase, pois a exceção da regra pode ser justamente a regra. Por outro lado, a regra revela-se falsa com a simples constatação de que ela não leva em conta² regras gramaticas e matemáticas. Todos os números naturais cuja soma de algarismos resulte num número divisível por nove serão divisíveis por três, sem exceções. E todas as proparoxítonas são acentuadas. A menos, claro, que o imbecil não saiba escrever direito.

A quarta afirmativa também não é uma contradição em termos. Ela apenas consolida e fortalece o preconceito de quem a enuncia - anuciando seu preconceito sobre todas as pessoas do mundo.

***

Como qualquer pessoa normal, não fazia idéia do que queria fazer da vida. Somente a uns poucos anormais é concedida a paixão irrefreável por uma determinada profissão.

***

Aquelas criaturas cujos corpos eram nada além de pés estavam seriamente ameaçadas.

Precisavam garantir suas meias de sobreviência.

***

"Afe" e "tsc", discretos na forma, podem ser escandalosamente negativos.

Existem poucas coisas melhores para transmitir antipatia.

***

Existe coisa mais perigosa do que um jovem sozinho em casa durante o domingo inteiro... incluindo a manhã de segunda?

¹ Que é uma idéia boa em si, e não boa por ser minha. Aliás, de certa forma nem minha é mais, porque a entreguei ao mundo e não cobro direitos autorais por ela.
² Fui prolixo. Poderia ter simplesmente escrito: "Por outro lado, a regra revela-se falsa simplesmente porque não leva em conta..."
 

Peixes:
Comments: Postar um comentário
A corporação mais lucrativa, subversiva e informativa do planeta. Doidimais Corporation- expandindo pelo mundo para que você expanda o seu. Doidimais Corporation- ajudando você a ver o mundo com outros olhos: os seus. Doidimais Corporation- a corporation doidimais. doidimaiscorporation[arrouba]gmail[ponto]com

ARQUIVOS
fevereiro 2004 / março 2004 / abril 2004 / maio 2004 / junho 2004 / julho 2004 / agosto 2004 / setembro 2004 / outubro 2004 / novembro 2004 / dezembro 2004 / janeiro 2005 / fevereiro 2005 / março 2005 / abril 2005 / maio 2005 / junho 2005 / julho 2005 / agosto 2005 / setembro 2005 / outubro 2005 / novembro 2005 / dezembro 2005 / janeiro 2006 / fevereiro 2006 / março 2006 / maio 2006 / junho 2006 / agosto 2006 / março 2007 / maio 2007 / junho 2007 / dezembro 2007 / março 2008 / maio 2008 / junho 2008 / agosto 2008 / março 2009 /


Powered by Blogger