<$BlogRSDURL$>
Doidimais Corporation
Pesquisa personalizada
domingo, agosto 08, 2004
 

DESFALQUE

O IBES¹, meu grupo de trabalho no curso de Internações Relacionais, sofreu um desfalque. Perdemos a Mulher-Maravilha, que trancou o curso para fazer um estágio à tarde. Uma pena, uma notícia séria. Além de perdermos uma importante aliada no combate ao crime e às forças do mal, sem a Rúcula² ficamos agora com apenas uma garota na equipe. O nosso esconderijo secreto - uma fortaleza no espaço sideral com uma belíssima vista da Terra - corre o risco de ficar com cheiro de vestiário masculino.

E para quem não está entendendo nada: meu grupo de trabalho, por ter sete pessoas, identificou várias listas de sete coisas (pecados capitais, dias da semana, etc.) com cada um dos sete membros. Isso inclui a Liga da Justiça, formada por sete heróis. A garota que trancou o curso era a Mulher-Maravilha. Eu, claro, sou o Batman. E, ao contrário do que disseram alguns freqüentadores do blog, não tenho nem pretendo treinar um Robin.

***

Fui num churrasco hoje. Foi divertido. Mas lá constatei algo sério, que gerou conversas pelo ICQ sérias porém inofensivas com colegas do curso.

Basicamente, notei uma consolidação da polarização da sala em três grupos: a primeira turma, a segunda turma, e os que não fazem parte de nenhuma delas (por opção mesmo, na verdade). Uma outra teoria diria que existe de fato um terceiro grupo, um tanto mais difuso; mas certamente não mais que isso, e com certeza existem os que não estão em nenhuma turma - o que não quer dizer que sejam anti-sociais. Na verdade muito pelo contrário, porque os realmente sociáveis se relacionam com todos, e não se pode dizer que preferem este ou aquele grupo.

Isto posto, confesso que notar a consolidação dessa polarização chegou a me preocupar, de fato. A separação de uma sala que necessariamente nasce homogêna em três ou mais grupos pode gerar sérias conseqüências, se o processo se fortalecer durante quatro anos inteiros. Uma cerimônia de formatura não seria realizada com dezenas de alunos que se sentem confortáveis na presença uns dos outros, mas sim com a formação de rodinhas quase que totalmente incomunicáveis umas com as outras. Isto é, certamente, totalmente adequado para uma formatura dum Dom Silvério, com seus quase quatrocentos formandos; mas não para uma turma que nasceu com sessenta alunos e provavelmente não formará mais que quarenta, conforme as estatísticas. Essa polarização (em termos mais simples, a criação da panela, dos que não são da panela e dos que não estão nem aí) certamente pode trazer situações desagradáveis.

Enretanto, após ponderar sobre a questão, e especialmente após conversar com amigos, eu decidi que afinal não estou diante de um problema. Ninguém pode muito menos têm o direito de impedir a formação de subgrupos dentro de um grupo, e na verdade não seria saudável. Por menor que seja uma turma, sempre haverão subcírculos de afinidade. É na verdade através da formação de subgrupos que as coisas acontecem. E é através do menor subgrupo possível - o par - que se realiza o maior presente da Natureza e o maior dom da Humanidade, que é o de amar.

Assim sendo, preocupar-se com essa questão seria não apenas pouco saudável, mas pouco produtivo - e portanto nada inteligente. No final das contas, vale a máxima de Lennon e McCartney, e neste caso dou ênfase que realmente eu mean what I say quando digo que

I get by with a little help from my friends,
I get high with a little help from my friends.

***

¹ Investigadores do Bem Estar Social, grupo de estudantes que leram Adam Watson.

² Rúcula é o apelido mais famoso de Carolina "Mulher Maravilha" Macedo.
 

Peixes:
Comments: Postar um comentário
A corporação mais lucrativa, subversiva e informativa do planeta. Doidimais Corporation- expandindo pelo mundo para que você expanda o seu. Doidimais Corporation- ajudando você a ver o mundo com outros olhos: os seus. Doidimais Corporation- a corporation doidimais. doidimaiscorporation[arrouba]gmail[ponto]com

ARQUIVOS
fevereiro 2004 / março 2004 / abril 2004 / maio 2004 / junho 2004 / julho 2004 / agosto 2004 / setembro 2004 / outubro 2004 / novembro 2004 / dezembro 2004 / janeiro 2005 / fevereiro 2005 / março 2005 / abril 2005 / maio 2005 / junho 2005 / julho 2005 / agosto 2005 / setembro 2005 / outubro 2005 / novembro 2005 / dezembro 2005 / janeiro 2006 / fevereiro 2006 / março 2006 / maio 2006 / junho 2006 / agosto 2006 / março 2007 / maio 2007 / junho 2007 / dezembro 2007 / março 2008 / maio 2008 / junho 2008 / agosto 2008 / março 2009 /


Powered by Blogger