<$BlogRSDURL$>
Doidimais Corporation
Pesquisa personalizada
sábado, julho 17, 2004
 
OS TEMPOS MODERNOS DA INFINITA HIGHWAY
 Ao som de Engenheiros do Hawaii e Lulu Santos
 
 Vi há alguns meses perto da PUC, e mais recentemente também ali na fronteira entre o Sion e o Belvedere¹, um outdoor de um tal Jairo Ataíde, político que se orgulha de sua aprovação em Montes Claros. O outdoor apareceu perto da PUC muitos meses antes das eleições, o que é obviamente contraditório com a noção de que o brasileiro tem memória curta para assuntos políticos. Portanto, o que fazia ali a propaganda? Levanto quatro hipóteses: 1) a memoria curta é um mito; 2) o ego do prefeito é imenso; 3) na região tem um monte de gente que vota em Montes Claros; 4) o cara pretende se candidatar a prefeito de BH.
 
***
 
 Quando eu comecei a estudar Internações Relacionais e descobri a noção de que as democracias nunca entram em guerra entre si, achei muito legal e fiquei muito feliz. Esta idéia é exposta claramente na Primeira e na Segunda Guerra Mundial (nas quais os vilões, que afinal perderam a guerra, eram todos não-democráticos, tendo sido derrotados por um misto de democracias e seus aliados). Só que um dia eu li um artigo científico que desmentia essa noção. Vários exemplos de conflitos entre democracias foram dados. Sem falar que a significância da afirmativa foi posta em xeque, visto que quando a América do Sul era ainda mais anti-democrática do que hoje, ainda assim não explodíamos em guerras. Em termos de conflitos entre Estados, somos a região mais pacífica do mundo; nem por isso somos a mais democrática.
 
 Ou seja, ainda que as democracias não entrem em guerra, isso não significa nada, porque as não-democracias sul-americanas também não entram. Deixando mais claro: se as democracias não entram em guerra, não é simplesmente por serem democracias.
 
 Eu acabei bolando a idéia para um texto que dizia que a solução para a defesa e integridade do Brasil era o fortalecimento da democracia. Assim, caso fôssemos atacados algum dia, poderíamos recorrer a nossos aliados democráticos, visto que o ataque jamais poderia vir de democracias (leia-se, teoria do senso comum com aceitação surpreendentemente grande segundo a qual os EUA irão atacar o Brasil em breve pelos recursos naturais).
 
 É claro, minha preguiça impediu que eu escrevesse o texto até eu acabar lendo o artigo e mudado de idéia. Nunca subestime o bem que a hesitação pode fazer.
 
***
 
 Vivem dizendo que é um perigo confundir realidade com ficção. Discordo. Perigo muito maior está em confundir ficção com ficção. Por exemplo, se você jogar um determinado jogo eletrônico durante muito tempo, e depois for jogar outro com controles parecidos mas ligeiramente diferentes, vai ter sérios problemas. Manobras simples podem ser desfeitas por um único toque errado de botões; um inimigo que poderia ser morto com três disparos agora requer dez ou mais tiros; uma corrida que poderia ser terminada em seis minutos agora leva oito e ainda te deixa em terceiro lugar.
 
 Sem falar em outras confusões de ficção com ficção. Imagine se na sua cabeça se misturassem os enredos de Hamlet e Friends. O quê, o Central Perk não fica na Dinamarca? O Hamlet não tem uma irmã obcecada com limpeza? A tia do príncipe não tinha uma voz anasalada?
 
 ¹ Para os leitores de fora de Belo Horizonte, se é que hão: Sion e Belvedere são bairros desta cidade.


 

Peixes:
Comments: Postar um comentário
A corporação mais lucrativa, subversiva e informativa do planeta. Doidimais Corporation- expandindo pelo mundo para que você expanda o seu. Doidimais Corporation- ajudando você a ver o mundo com outros olhos: os seus. Doidimais Corporation- a corporation doidimais. doidimaiscorporation[arrouba]gmail[ponto]com

ARQUIVOS
fevereiro 2004 / março 2004 / abril 2004 / maio 2004 / junho 2004 / julho 2004 / agosto 2004 / setembro 2004 / outubro 2004 / novembro 2004 / dezembro 2004 / janeiro 2005 / fevereiro 2005 / março 2005 / abril 2005 / maio 2005 / junho 2005 / julho 2005 / agosto 2005 / setembro 2005 / outubro 2005 / novembro 2005 / dezembro 2005 / janeiro 2006 / fevereiro 2006 / março 2006 / maio 2006 / junho 2006 / agosto 2006 / março 2007 / maio 2007 / junho 2007 / dezembro 2007 / março 2008 / maio 2008 / junho 2008 / agosto 2008 / março 2009 /


Powered by Blogger