<$BlogRSDURL$>
Doidimais Corporation
Pesquisa personalizada
domingo, março 07, 2004
 
A SOLUÇÃO

-Frederico “Cedê” Silva

Disse um famoso cronista que a juventude brasileira- ao contrário do que se pensa- nunca perdeu o hábito da leitura. E sabe por quê? Porque nunca o teve.

Piadas à parte, é fato que o jovem brasileiro lê pouco. Aliás, quase nada. Mas quase nada mesmo- ou até menos. De fato, esse grave analfabetismo funcional já foi alvo de inúmeras críticas e dissertações. Não foram poucos a arriscar palpites sobre razões para esse desinteresse pela leitura e possíveis soluções para o problema. Nada que tenha dado certo, claro. De certa maneira, acho desconcertante que nunca ninguém da intelectualidade brasileira tenha anunciado a solução definitiva, que é óbvia. Then again, apenas um jovem poderia achar a fórmula para fazer com que a juventude passe a ler.

Bem, eu sou jovem- ou pelo menos era até a última vez que chequei minha Carteira de Identidade- e eu tenho a solução. Eu sei como resolver o problema. E vou contar agora- sem mais suspense- como fazer com que os jovens brasileiros se embrenhem nos caminhos da leitura:

Basta proibir.

Sim, sociedade brasileira, é isso mesmo. Asseguro-lhes com toda a convicção de que em pouquíssimo tempo- muito menos do que qualquer um possa imaginar- a proibição da leitura se desdobraria numa série de eventos das mais inesperadas proporções.

Adolescentes passariam a cochichar nos cantos mais recônditos dos colégios questões literárias.

- Mas e aí, cara, você acha que a Capitu traiu ou não traiu?
- Olha, eu acho que não traiu.
- Você não sabe de nada.
- ...
- Esse papo de não trair, não sei não... acho que você é do DOI-CODI.
- Que isso, véi. Não vacila não.
- Tem um fessor vindo aí! Esconde o bagulho!

E esconderia o Dom Casmurro numa embalagem de Sucrilhos.

Muito mais que isso aconteceria. Proibir a leitura significa proibir estudar. Já posso ver as manchetes:

“ Notas nos vestibulares sofrem escalada assustadora”

A única leitura permitida aos jovens devia ser Capricho, Quatro Rodas e Paulo Coelho.

“ Editoras Abril e Rocco fazem demissão em massa”

Não existem jovens que copiam os estilos de roupa de seus personagens favoritos nas telenovelas? Pois então.
- Você viu só? Os brechós estão cheios de encomendas.
- Nova moda?
- É. As mais recatadas estão de Ceci. Mas nos bailes funk e na praia, só se usa Iracema.
- Eles não tem medo de serem descobertos como leitores?
- Nada. Roupa não é prova.

O seguinte diálogo nas boates...

- Ora (direis!) ouvir estrelas!
- Ih, sai fora, metido a besta. Tá delirando?

...seria trocado por este:

- Ora (direis!) ouvir estrelas!
- Pô, só sabem esse? Sai fora.

Por força da lei, as universidades não poderiam mais cobrar questões sobre livros em seus exames de admissão. Teriam de usar capítulos de Malhação no lugar.

“Sobre a estética hedonista da personagem Cabeção, pode-se afirmar que, EXCETO...”

As questões teriam baixíssimos níveis de acerto. Apenas uns poucos nerds assistiriam aos capítulos. Os demais alunos pegariam resumos ou então nem ligariam, ocupando seu tempo lendo volumes do Quintana ou do Amado.

A coisa atingiria proporções descomunais. Em poucos anos, a juventude brasileira seria considerada a mais culta do planeta. O Brasil logo seria hours concours em todas as categorias do Prêmio Nobel. Ocuparíamos os cargos mais importantes da ONU. Políticos brasileiros candidatariam-se a prefeitos em todos os países do mundo. Toda a imprensa do globo criticaria o agressivo imperialismo cultural brasileiro. Tupiniquins, go home!

Temos que proibir a leitura, o quanto antes. Pelo bem do País. Ah, imaginem só as cenas! Um jovem se aproxima da entrada do morro.

- E aí, sangue.
- Tá com o bagulho?
- Trouxe a grana?
- Tá aqui.
- Tá aqui.
- Doido... uma mochila com Bilac, Rosa e Andrade.
- Coisa fina.
- Aqui...
- Quê?
- Aproveita e me vê uns quatro beques que eu não güento isso na limpeza não.
 

Peixes:
Comments: Postar um comentário
A corporação mais lucrativa, subversiva e informativa do planeta. Doidimais Corporation- expandindo pelo mundo para que você expanda o seu. Doidimais Corporation- ajudando você a ver o mundo com outros olhos: os seus. Doidimais Corporation- a corporation doidimais. doidimaiscorporation[arrouba]gmail[ponto]com

ARQUIVOS
fevereiro 2004 / março 2004 / abril 2004 / maio 2004 / junho 2004 / julho 2004 / agosto 2004 / setembro 2004 / outubro 2004 / novembro 2004 / dezembro 2004 / janeiro 2005 / fevereiro 2005 / março 2005 / abril 2005 / maio 2005 / junho 2005 / julho 2005 / agosto 2005 / setembro 2005 / outubro 2005 / novembro 2005 / dezembro 2005 / janeiro 2006 / fevereiro 2006 / março 2006 / maio 2006 / junho 2006 / agosto 2006 / março 2007 / maio 2007 / junho 2007 / dezembro 2007 / março 2008 / maio 2008 / junho 2008 / agosto 2008 / março 2009 /


Powered by Blogger