<$BlogRSDURL$>
Doidimais Corporation
Pesquisa personalizada
domingo, março 14, 2004
 
AS CONTRADIÇÕES DA ESQUERDA

- Frederico “Cedê” Silva

Esquerda. Esta é a denominação geral de um grande englobamento de crenças e ideais. No Brasil, ser de esquerda é a regra. Nas faculdades e nas escolas, a predominância do esquerdismo é esmagadora. Ser de esquerda é ser a favor da “justiça social”, da reforma agrária, da defesa do meio ambiente, da intervenção do Estado na economia, do aborto, e, claro, do socialismo. Ser de esquerda é ser contra a globalização, o imperialismo estadunidense e o capitalismo.

Obviamente, num cenário educacional que carece de um debate amplo, ou seja, um sistema de educação ao qual falta uma “tensão ideológica” (para usar um termo cunhado por um Ministro de Lula), as várias contradições presentes em meio aos ideais esquerdistas passarão despercebidas. Com efeito, a dominação da Esquerda é tamanha que no Brasil ser de direita é palavrão. Construiu-se um maniqueísmo falso no qual ser de esquerda é ser “do Bem”, e ser de direita é ser “do Mal.” Faz-se necessário, portanto, um maior esclarecimento em relação a certas contradições da Esquerda, com vistas a criar tensão ideológica por meio da exposição das vulnerabilidades do lado dominante. Afinal de contas, como diz Millôr Fernandes, “desconfiar é progredir”.

Uma terrível e recente contradição dos esquerdistas pôde ser observada recentemente: os vermelhos afirmam com toda a convicção que o ataque liderado pelos EUA ao Iraque tirou a legitimidade da ONU, por ter sido realizado sem o seu aval. Ora, ao fazer isso ignoram completamente os fatos: a ONU, desde a sua criação, autorizou apenas duas guerras: a da Coréia (1950) e a do Golfo (1991).

Ou seja, para a Esquerda a invasão da URSS à Hungria (1956), a construção do Muro de Berlim (1961), o ataque soviético ao Afeganistão (1979) e o ataque de Egito e Síria a Israel (1973) nem arranharam o poder da ONU, mas se a ofensa é liderada pelos EUA, aí sim a legitimidade das Nações Unidas é contestada.

Ainda em relação à ONU, destaco uma outra falácia esquerdista: a premissa de que as Nações Unidas são controladas pelos EUA. Ora, tal bobagem obviamente não é verdade, do contrário Colin Powell teria convencido a Organização a apoiar a intervenção no Iraque, e o que mais fosse interessante para os norte-americanos. Como não é essa a realidade, descarta-se mais uma idéia dos guevaristas.

Talvez a mais interessante das contradições seja aquela a respeito dos movimentos anti-globalização. Tais movimentos, ao formarem protestos nos quais pessoas de todos os continentes se unem em um mesmo ideal, constituem uma das mais globalizantes forças que existem. Isto é no mínimo curioso.

O xeque-mate na defesa do socialismo é dado por uma constatação da organização tão louvada pelos marxistas: a velha ONU. Observando-se sua listagem comparativa de IDH- o Índice de Desenvolvimento Humano, valiosas lições podem ser aprendidas. Por exemplo: tomemos dois frágeis paisezinhos da América Central, ambos sujeitos ao terrível imperialismo ianque. Coloquemos em um uma boa dosagem de capitalismo; no outro façamos uma experiência socialista. Qual deles terá o maior IDH? Ora, a resposta é clara: Costa Rica tem mais IDH que Cuba, o país-modelo dos socialistas. E nem precisamos falar da comparação entre Brasil e China: ambos são países de grandes dimensões e histórico de colonização, mas o socialismo deixa a China a mais de trinta posições atrás do Brasil no IDH. Isso sem falar em Coréia do Sul versus Coréia do Norte, Portugal e Grécia versus países da CEI, etc.

Não obstante, resta o velho vácuo nas obras de Karl Marx. O filósofo que defendeu que a História da Humanidade é a história do conflito de classes cometeu uma falta grave, nunca mencionada pelos seus seguidores: ele jamais definiu, em nenhum dos seus escritos, o que é classe social. Imaginem se Darwin tivesse escrito A Origem das Espécies sem definir o que é espécie: toda a sua teoria iria por água abaixo. Tal rigor científico, entretanto, não é aplicado ao marxista 0001, e quem perde são os desconfiados.

Espero que este ensaio atinja seu objetivo de estimular debates acerca das fraquezas da esquerda, em especial nas escolas.
 

Peixes:
Comments: Postar um comentário
A corporação mais lucrativa, subversiva e informativa do planeta. Doidimais Corporation- expandindo pelo mundo para que você expanda o seu. Doidimais Corporation- ajudando você a ver o mundo com outros olhos: os seus. Doidimais Corporation- a corporation doidimais. doidimaiscorporation[arrouba]gmail[ponto]com

ARQUIVOS
fevereiro 2004 / março 2004 / abril 2004 / maio 2004 / junho 2004 / julho 2004 / agosto 2004 / setembro 2004 / outubro 2004 / novembro 2004 / dezembro 2004 / janeiro 2005 / fevereiro 2005 / março 2005 / abril 2005 / maio 2005 / junho 2005 / julho 2005 / agosto 2005 / setembro 2005 / outubro 2005 / novembro 2005 / dezembro 2005 / janeiro 2006 / fevereiro 2006 / março 2006 / maio 2006 / junho 2006 / agosto 2006 / março 2007 / maio 2007 / junho 2007 / dezembro 2007 / março 2008 / maio 2008 / junho 2008 / agosto 2008 / março 2009 /


Powered by Blogger